26 de dez. de 2009

O exemplo poderia começar pelo estado


Causa dos acidentes


Acidente de trânsito é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário a presença de dois desses fatores.
Os acidentes de trânsito no Brasil atualmente, faz com que uma grande quantidade de vidas sejam perdidas anualmente. Segundo dados do DENATRAN, em 2005 foram mais de 26 mil mortos em acidentes, 513 mil feridos do total de 383.371 acidentes com vítimas. São números assustadores maior do que sérias doenças que atingem a população brasileira. Mas, infelizmente, esses números parecem não atingir a sensibilidade e razoabilidade dos dirigentes dos órgãos de trânsito e dos nossos governantes, no sentido de se combater veementemente e com ações essa real guerra no trânsito.
Os números apresentados ainda podem ser questionados em razão de não refletir a real situação do País por conta de várias cidades e, principalmente, Estados não terem fornecidos a totalidade dos dados, conforme vemos nos dados oficiais (veja e baixe toda a estatística na página de Download) e do que sabemos que muitas vítimas fatais ainda constam como feridos nas estatísticas, isso porque, aqueles que saíram com vida do acidente mas vieram a falecer a partir das 72 horas, terão a tendencia de constarem nas estatísticas de acordo com o registro inicial feito no local do acidente. Assim, o número de mortos é maior e o número de feridos é menos do que constam na estatística.
Pouca gente tem coragem de falar, principalmente as autoridades, mas a falta ou diminuição no rigor na fiscalização e penalização dos infratores de trânsito tem contribuído de maneira significativa para o aumento e agravamento dos acidentes de trânsito. Os acidentes tem aumentado, mas um fator importante é que eles tem vitimizado mais seriamente as pessoas. Ações com fins políticos e eleitoreiros, obrigação de informar onde está localizado os equipamentos eletrônicos de ficalização, preocupações apenas com engarrafamentos e congestionamentos, falta de punibilidade e verdadeiras campanhas educativas são alguns exemplos do que estamos nos referindo.




























EsqueletoExistem dois tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele em que você deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo, enquanto o segundo é aquele em que se esgotando todas as medidas para impedi-lo, este veio a acontecer.
Normalmente as pessoas perguntam quem é o culpado, onde a pergunta correta é quem poderia ter evitado o acidente.Uma das maiores causas dos acidentes chama-se condutor de veículo. Estatisticamente, 75% dos acidentes foram causados por falha humana (condutor), 12% por problemas nos veículos, 6% por deficiências das vias e 7% por causas diversas, ou seja, podemos dizer que o homem, no mínimo, é responsável, direta ou indiretamente, por 93% dos acidentes.Na atualidade, o Brasil participa com apenas 3,3% do número de veículos da frota mundial, mas é responsável por 5,5% dos acidentes com vítima fatal, registrados em todo mundo. Entre as diversas causas podemos citar:

 imprudência dos condutores; excesso de velocidade;
 desrespeito à sinalização;
 ingestão de bebidas alcoólicas;
 ultrapassagens indevidas;

 má visibilidade (chuva, neblina, cerração, noite);
 falta de atenção;
 defeitos nas vias;
 falta de manutenção adequada dos veículos;

 distração interna do condutor (rádio, passageiro, celular, objetos soltos no interior do veículo);
 ação evasiva inadequada, frente a um fator adverso (buraco, veículo parado,etc.);
 técnica inadequada ao dirigir veículo (não observar o retrovisor externo e esquerdo, por exemplo);

 avaliação errada de distância e velocidade de um outro veículo, tanto no mesmo sentido (andar na "cola") como em sentido contrário;
 falta de cortesia no trânsito;
 não obediência das normas de circulação e conduta (tanto para condutores como para pedestres);
 falta de conhecimento e obediência das leis de trânsito (condutores e pedestres);

 impunidade dos infratores;
 sensação de onipotência advinda do comportamento inadequado ao dirigir;
 falta de educação para o trânsito;
 travessia em locais perigosos e fora da faixa ou semáforo.
 sonolência, falta de descanso, drogas (remédios, psicotropicos, tranquilizantes, etc) e fadiga.


Esses fatores podem estar associados a diversos outros ,como falta de conservação e sinalização das vias, falta de fiscalização, falta de manutenção do veículo, sono, cansaço, fadiga, animais e outros fatores que são discutidos nas páginas direção defensivadicas.
Diz o art.178 do CTB: "Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito.
Infração média Penalidade multa".
Portanto, nesse caso, deve o condutor retirar o veículo da via, para não causar congestionamentos, outro acidente ou qualquer outra situação que ponha em risco a segurança do trânsito ou que venha a ser notificado (multado) pelo policial quando da sua chegada. Caso o veículo não tenha condições de ser removido da via, deve o condutor providenciar a imediata sinalização para não incorrer em multa (ex: triângulo, pequenos galhos de árvores ou gestos), e nunca usar objetos grandes e pesados, como pedras.
O Policial Militar deve ser chamado no local, e a ele mostrado como se encontrava(m) o(s) veículo(s) sobre a via (faça um esboço), testemunhas podem ser arroladas, anote os dados do outro veículo, condutor e do PM (nada impede que ele forneça). Lembre-se, não adianta discutir no local do acidente quem estava certo ou errado, o acidente aconteceu e alguém falhou, se não houver acordo, alguns Estados já possuem Juizados Especiais de Trânsito para resolver a situação, ou a Justiça Comum ou Pequenas Causas.


Créditos: http://www.transitobr.com.br/

novo sinal

Acidente em Erechim aumenta para 18 o número de mortos no trânsito gaúcho durante o feriadão



Colisão entre Van e Fiat, na ERS-135, vitimou o motorista e um passageiro do carro


Dois homens morreram em acidente, na tarde desta sexta, na ERS-135, em Erechim. A colisão entre uma Van e um Fiat Uno aconteceu no quilômetro 68 da rodovia. Morreram o motorista do Uno, Luciano Pereira de Matos, 33 anos, e o passageiro do veículo, Pedro Barbosa Nunes, 78 anos. Outras três pessoas que estavam no Uno ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região. .

Com esse acidente, chega a 18 o número de mortos no trânsito gaúcho durante o feriadão.

Veja quais foram os outros acidentes que resultaram em vítimas fatais:

Sexta-feira, dia 25 de dezembro

Porto Alegre - Uma pessoa morreu na colisão entre um caminhão e um automóvel Santana, por volta da 1h20min desta sexta-feira, na Avenida Brasília, Vila Ipiranga, zona norte da Capital. Paulo Melo, 52 anos, ficou preso às ferragens e acabou falecendo no local. Com isso, o número de mortos neste feriadão de Natal subiu para oito. O motorista do caminhão fugiu do local após o acidente, segundo a Brigada Militar.

Viamão - Um jovem de 20 anos foi atropelado por volta das 2h desta sexta-feira na RS-040, próximo à parada 31, em Viamão. Deivid Souza Ribeiro foi atingido por um veículo Gol vermelho quando atravessava a via na faixa de pedestres. O acidente deixou o trânsito lento no sentido Interior-Capital. Segundo a Brigada Militar, o automóvel fugiu do local.

Caxias do Sul - A colisão de uma motocicleta contra um muro na noite passada elevou para 11 o número de mortos no trânsito durante o feriadão de Natal. O acidente, que ocorreu no bairro Sagrada Família, matou o condutor da moto, Vágner Varela dos Santos, de 17 anos e a caroneira Micaele Luana Koehler, de 18.
Capivari - Morte em acidente de trânsito na ERS-040, em Capivari, na madrugada de hoje. Duas pessoas estavam em uma moto que atingiu uma árvore no Túnel Verde. Alecsandro Agert Raymundo, 19 anos, morreu no local. A outra ficou ferida e está sendo encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. As vítimas ainda não foram identificadas.

Carazinho - O motorista de um Astra, Luis Scheuer e o caroneiro, Silvano Azambuja Monteiro, 59 anos, morreram em um acidente ocorrido por volta das 3h50min de hoje, no km 33 da estrada Passo Fundo-Carazinho (BR-285), no norte do Estado. O veículo teria saído da pista e caído em um barranco com cerca de 50 metros de altura. As vítimas morreram no local. Uma terceira pessoa que estava no banco de trás teve ferimentos, foi levada para o Hospital de Caridade de Carazinho e passa bem.
Alegrete - Claudemir da Silveira, 44 anos, trafegava numa moto 125 cilindradas pela Avenida Tiaraju, no bairro Capão do Anjico, zona Leste Alegrete, quando se chocou com uma placa de trânsito. O acidente ocorreu por volta das 5h de hoje. Silveira foi socorrido, mas chegou na Santa Casa de Alegrete sem vida. (Marina Lopes/Zero Hora)

Quinta-feira, dia 24 de dezembro

São Marcos - Larissa Rasador Cruz, 27 anos, morreu às 17h de quinta-feira, no km 129 da BR-116 (Caxias do Sul-Vacaria), quando sua moto colidiu com um caminhão, próximo à ponte do Rio São Marcos.
Capão Novo - Idoso de bicicleta morre após ser atingido por uma moto no Litoral Norte. Manoel Idalino Jacobis de 71 passeava de bicicleta nesta manhã na avenida Paraguassu em Capão Novo quando foi atingido por uma moto. Ele foi encaminhado para o hospital santa luzia aqui em capão da canoa, mas não resistiu e morreu. O motoqueiro Tiago Santos de 20 anos também está internado em estado grave. Ambos são moradores de Capão Novo. É o primeiro acidente com vitima fatal no litoral norte neste feriadão de Natal. 

Eldorado do Sul - Caminhão e Parati colidiram no quilômetro 292 da BR-116. Paulo Roberto Cardoso Kisner, 58 anos, condutor da Parati, morreu na hora. No caminhão haviam duas pessoas que não se feriram. 

Palmeiras das Missões - Motociclista não identificado, 20 anos, morreu após colidir contra carro nesta manhã no quilômetro 16, na ERS-569. A moto com placas de Três de Maio colidiu contra uma BMW. De acordo com a Brigada Militar, o jovem não possuia habilitação. 

Turuçu/São Lourenço - Duas pessoas ainda não identificadas morreram na tarde desta quinta-feira em acidente envolvendo quatro carros (Golf, com placas de Porto Alegre, Fox, de Santa Maria, Prisma, de Gravataí, e Uno, de Pelotas) na BR-116, no quilômetro 477, entre Turuçu e São Lourenço, na Região Sul. Pelo menos uma pessoa teria ficado gravemente ferida no acidente, que ocorreu por volta das 18h em uma reta da pista, que estava molhada.

Quarta-feira, dia 23 de dezembro

Viamão - Um acidente na ERS-118, em Viamão, deixou uma mulher morta e outras quatro pessoas feridas. A colisão ocorreu por volta das 20h30min, no Km 35 da via.

Santo Antônio do Planalto - Uma colisão envolvendo um Corsa e um caminhão matou o motorista do carro, Manoel Coimbra da Silva, 47 anos, no km 188 da BR-386.


ZEROHORA.COM

Uma história de vida!