7 de dez. de 2009

Curiosidades no transito

Em 13 de setembro de 1899, morreu em Nova York o primeiro homem vítima de acidente de veículo.
 Em 30 de julho de 1893, na cidade de Salvador -Ba, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel. Os transporte dos doentes do antigo Hospital para o novo, foi realizado em bondes especiais (de tração animal), emprestado pela empresa que fazia o transporte de passageiros na cidade. A distância era próxima a 5 km.
 Em 1904, existiam no mundo aproximadamente 55.000 veículos.
 Em 1908 foi adotada a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em Rhod Island
 O primeiro acidente de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de Janeiro, ele chocou-se em uma árvore.
 O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt.
 O Império Romano em meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o tráfego de "rodas", durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade.
 Antigamente, nas cidades de Pompéia e Roma, os pedestres já eram objetos de preocupação e cuidado. As ruas da Roma antiga eram feitas de pedras assentadas uma ao lado da outra. A travessia de pedestres era feita por blocos de pedra quadrados colocados sobre a rua, um sim, um não para que as rodas das carroças e bigas passassem entre os vãos. A "faixa de pedestres"romana tinha como objetivos: a segurança, a facilidade de travessia e também a redução forçada da velocidade das carroças. Tudo isso para adaptar o ambiente ao pedestre e não ao carro.
 No livro de Jô Soares,"O Homem que matou Getúlio Vargas", em determinado trecho, fala sobre a utilização de táxis para o transporte de soldados franceses para o front da batalha durante a 1ª guerra mundial. Na verdade, foram encomendados pelo governo Francês, 1.200 veículos a fábrica Renault ,que entregou o pedido com o modelo Renault AG 8 cv de 2 cilindros, que transportaram 5.000 soldados. Os táxis ficaram conhecidos como os "Taxi de Marne".
 A primeira estrada macadamizada do continente surgiu em a 23 de julho de 1861 com  a rodovia União Indústria  (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais
 Uma pessoa atropelada a uma velocidade de 60Km/h equivale a uma queda do 11º andar de um prédio, a 80Km/h do 20º andar e se for a 120Km/h como se fosse do 45º andar.
O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis.